Desenvolvimento Econômico - Quinta-feira, 06 de Junho de 2024

TENENTE PORTELA ALCANÇA EM 40 MESES O SALDO POSITIVO DE 504 EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA

Dados são do CAGED e representam a diferença entre contratações e dispensas registradas no período de janeiro de 2021 a abril de 2024.

A geração de empregos segue em alta em Tenente Portela. Os quatro primeiros meses do ano registraram um saldo positivo de 80 novos postos de trabalho com carteira assinada. Nestes 120 dias de 2024, foram 491 contratações e 411 dispensas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego.

O recorte de 2024 consolida um indicador que vem sendo assinalado nos últimos 40 meses, ou seja, Tenente Portela mantém aquecida a geração de postos de trabalho e confirma que é uma cidade que está em franco desenvolvimento econômico e social. De janeiro de 2021 a abril de 2024 o saldo foi de 504 empregos. Neste período, em apenas oito meses a conta final foi negativa, ou seja, ocorreram mais demissões do que contratações, nos demais 32, o resultado sempre foi positivo.

O CAGED revela que no comparativo entre os cinco últimos quadriênios, o de 2021 a 2024 aponta um dos maiores crescimento. O saldo de 504 empregos contabilizados, supera em 38% os 365 consolidados em 2017 a 2020 (confira na tabela).

Conforme o CAGED, o ano de 2023 registrou um saldo de 165 postos de trabalho formais, o maior desde 2002, ano em que foi iniciado o cadastro. Se for mantida a média nos demais meses deste ano, 2024 tende a superar os 200 empregos de saldo, o que seria, neste caso, o novo recorde da série histórica. Além disso, em se confirmando esta estimativa, o saldo positivo do quadriênio 2021 a 2024 alcançaria os 700 postos formais.

Outro indicador que confirma que o mercado de trabalho mantém-se promissor em Tenente Portela, é disponibilizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Conforme o órgão, de janeiro de 2021 até maio de 2024 foram preenchidas 484 vagas. O número refere-se somente aos encaminhamentos realizados pela agência local do Sine, que funciona junto à Central do Cidadão.

Para o prefeito de Tenente Portela, estes números são extremamente positivos e mostram o espírito empreendedor do povo portelense. Além da vocação local, Rosemar Sala também acrescenta o fato de Tenente Portela ter se tornado nos últimos anos uma cidade atrativa para investidores de outras cidades. Além do crescimento empresarial, o prefeito também ressalta a importância do Hospital Santo Antônio que vem gerando empregos e fomentando outras atividades econômicas. “O Poder Público tem que atuar como facilitador e incentivador deste processo e é isso que estamos fazendo", pontua.

De acordo com o chefe do Executivo, os números alcançados até agora confirmam a expectativa anunciada antes mesmo do início da atual gestão. “Quando assumimos o Governo, acreditávamos que seria plenamente possível gerar 500 empregos diretos em quatro anos. Mesmo em meio às adversidades do período, hoje podemos afirmar que esta meta será superada. Tem o esforço do Poder Público, mas tem principalmente o potencial do nosso Município e a força de trabalho da nossa gente”, conclui Rosemar Sala.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela