Turismo - Quinta-feira, 28 de Março de 2019

Carboni passa o cargo de presidente da Rota do Yucumã

Na tarde da terça-feira, 26, na sede da AABB de Tenente Portela, aconteceu a Assembleia Geral do Consórcio Rota do Yucumã, que congrega 32 municípios da AMUCELEIRO e AMUPLAM.

O prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni esteve à frente do consórcio no biênio 2017-2018, e apresentou as ações desenvolvidas no período, dando destaque para a mobilização frente a reabertura da aduana de Tiradentes do Sul, na divisa com a Argentina e também a gestão compartilhada do Parque do Turvo entre o Estado e o município de Derrubadas, ainda, a busca de recursos e projetos para a estruturação do Parque para fomentar a visitação de turistas ao Salto Yucumã.

Carboni também convidou a Associação de Turismo Caminhos do Interior, de Tenente Portela, que apresentou um projeto em parceria com a UFSM e da Fundação Grupo Boticário, que pretende investir na diversidade turística dentro do parque, dando ênfase a flora e a fauna do local, o projeto denomina-se “Onde a Onça bebe água”, uma referência a um dos últimos redutos da onça pintada no sul do país.

Foi apresentada também uma proposta de instalação de outdoors em pontos estratégicos da grande região, divulgando o Salto Yucumã e fazendo referência ao projeto citado. Ainda, foi aprovada por unanimidade a prestação de contas da gestão presidida por Carboni.

Por fim foi aberto o espaço para candidaturas para a gestão do próximo biênio da Rota do Yucumã, sendo apresentada chapa única e eleitos por aclamação para o cargo de presidente o prefeito de Coronel Barros, Edison Osvaldo Arnt, para o cargo de vice-presidente o prefeito de Tiradentes do Sul, Alceu Diel, como secretário o prefeito de Condor, Valmir Land, e tesoureiro o prefeito de Derrubadas, Alair Cemin.

Carboni passa o cargo de presidente da Rota do Yucumã