Turismo - Quarta-feira, 17 de Abril de 2019

Município repassa equipamentos para Associação de Turismo

Aconteceu na manhã da quarta-feira, 17, na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Tenente Portela a entrega oficial de equipamentos, móveis e utensílios para a Associação dos Amigos Caminhos do Interior – ASACIRS.

O prefeito Clairton Carboni, a Secretária de Administração e Planejamento, a Diretora de Turismo, Daniela Medeiros, e a Gerente Municipal de Convênios e Contratos, Natália Agnoletto, além dos associados da ASACIRS, estiveram no ato de assinatura do acordo de cooperação para a concessão de apoio da Administração Pública Municipal para a estruturação de espaço para a comercialização de produtos da agricultura familiar.

A ASACIRS se credenciou a receber este apoio através de um chamamento público realizado no ano passado. Os itens que são objeto da concessão foram adquiridos através de um projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário com contrapartida do Município, num valor total de mais de R$ 135.000,00.

Foram repassados à Associação uma máquina dosadora de grãos e pós semiautomática, uma mesa de reuniões, uma câmera fotográfica digital, 10 cadeiras fixas, uma cadeira giratória, uma impressora multifuncional, um projeto multimídia, 3 freezers com tampa de vidro, um freezer com tampa esmaltada, 2 fornos a gás, uma balança etiquetadora, 200 copos de 200ml, 50 xícaras de chá, 50 pratos para lanche, 50 prantos grandes, 50 copos de 60ml, 10 jarras de vidro, 60 travessas rasas de vidro nos tamanhos pequeno, médio e grande, 2 ultracongelador de produtos alimentícios, uma tenda para cobertura medindo 6x6m, 2 caixas isotérmicas, uma seladora para embalagens plásticas, uma mesa de escritório, um notebook e uma caixa de som com microfone, totalizando 532 itens.

A ASSACIRS é formada por agricultores, proprietários de agroindústrias e de áreas de lazer que se reuniram para somar forças e fomentar o turismo rural em Tenente Portela, construindo um roteiro turístico chamado “Caminhos do Interior”, onde o turista percorrer várias comunidades e locais da zona rural do município, além de empreendimentos agroindustriais, propriedades rurais, paisagens e pontos turísticos, com acompanhamento de guias e com degustação de produtos coloniais e das agroindústrias que fazem parte do roteiro.

Conforme Alexandre Drachler, que é presidente da ASACIRS, esta contribuição do município é muito importante para o fortalecimento da associação, “agradecemos o apoio que recebemos do Poder Público, agora com mais todos estes itens, pois estamos buscando desenvolver o turismo em nossa cidade, a produção rural e das nossas agroindústrias”, destacou Alexandre.

O Prefeito Clairton Carboni parabenizou os integrantes da associação pela iniciativa e colocou o Município a disposição no que for possível auxiliar, “primeiramente quero parabenizar mais uma vez esta Associação por esta iniciativa, de se unirem para criar este roteiro turístico, e nós, enquanto Poder Público, vamos sempre incentivar e apoiar no que for possível, pois o turismo é muito importante para o desenvolvimento de nosso município”, destacou o prefeito.