Turismo - Quinta-feira, 27 de Abril de 2017

Salto do Yucumã passará por teste de vazão

Atendendo reivindicação de lideranças da região, apresentada em audiência pública da Assembleia Legislativa promovida pelo deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT), a Câmara Técnica de Análise de Projeto (CTAP) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) fará um teste de vazão no Salto do Yucumã neste final de semana. A partir de sexta-feira, até a próxima segunda, dia 1º, será alterado o horário de funcionamento da usina Foz de Chapecó, a fim de manter visível maior queda d’ água longitudinal do mundo, com 1.800 m de extensão e até 20 m de altura, localizada no Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas, no Noroeste do Estado. O prefeito de Tenente Portela e  atual presidente da Rota do Yucumã, Clairton Carboni, estará acompanhando de perto toda está ação. Durante esses quatro dias a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável acompanhará o teste de vazão, autorizado pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos. A partir do resultado verificado, ou seja, em se comprovando o aumento da visibilidade, deverá ser autorizada a mudança de horário do funcionamento da usina, a fim de não mais permitir que o Salto fique embaixo d'água para não prejudicar o turismo.

O sistema de geração de energia elétrica instalado na bacia do Rio Uruguai interfere diretamente nas condições naturais do Salto, principal atividade turística dos 33 municípios Rota do Yucumã. Por estar localizado na fronteira com a Argentina é de domínio federal, cabendo ao Ministério do Meio Ambiente a competência para solucionar o impasse.

Salto do Yucumã passará por teste de vazão